10 benefícios da água para a saúde (com receitas saborosas)


A água é o principal componente da linfa, um líquido transparente do sistema linfático que ajuda a filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo através da urina, além de transportar os glóbulos brancos para todo o corpo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a água é importante para manter as funções do coração, intestino, cérebro, músculos e pele, ajudando a controlar a temperatura corporal, evitar prisão de ventre, prevenir cálculos renais e manter a hidratação da pele.

Para manter a hidratação diária, é importante priorizar a ingestão de água pura. No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades para beber a água pura e, nesses casos, opções, como águas aromatizadas, frutas frescas e chás podem ajudar a completar a ingestão diária de água recomendada.

Principais benefícios

Os principais benefícios da água para a saúde são:

1. Regula a temperatura corporal

A água ajuda o organismo a regular a temperatura do corpo de acordo com a temperatura ambiente. Isso porque em altas temperaturas, o nosso corpo produz e libera o suor, que, ao evaporar, libera calor, diminuindo, assim, a temperatura do corpo.

2. Lubrifica e amortece as articulações

A água é um dos componentes do líquido sinovial, um fluido viscoso que lubrifica e amortece os ossos, evitando os atritos e facilitando a movimentação das articulações.

3. Evita a pedra nos rins

A água aumenta a produção e o volume da urina que passa pelos rins, evitando a formação de pequenos cristais de cálcio que podem se formar, prevenindo, assim, a pedra nos rins, uma massa semelhante a pedras, no sistema urinário, que pode causar dor ao urinar, febre e dor nas costas. Conheça outros sintomas da pedra nos rins e veja como tratar.

4. Facilita a digestão

A água é um dos componentes essenciais da saliva, bile, suco gástrico, facilitando a digestão dos alimentos. Além disso, a água é importante para a absorção e transporte dos nutrientes dos alimentos para o organismo.

Por hidratar o bolo fecal, evitando o ressecamento das fezes e facilitando a sua eliminação, a água é importante para evitar a prisão de ventre. No entanto, é importante lembrar que essa função acontece especialmente junto com o consumo regular de alimentos fonte de fibras, como frutas, vegetais e cereais integrais. Veja como aumentar a ingestão de fibras.

5. Desintoxica o organismo

A água ajuda a desintoxicar o organismo, porque é o principal componente da linfa, um líquido transparente do sistema linfático que ajuda a filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo através da urina.

6. Melhora a circulação sanguínea

Por diluir o sangue, evitando a coagulação sanguínea, a água melhora a circulação, facilitando a chegada do sangue a todos os órgãos e evitando, assim, problemas como pressão altaretenção de líquido, formigamento e varizes

7. Mantém a saúde da pele

A água ajuda a eliminar as toxinas do organismo, além de participar da absorção e transporte de vitamina A, vitamina C, colágeno e outros nutrientes importantes para manter a elasticidade e hidratação da pele, evitando o surgimento de flacidez, rugas e celulite.

8. Promove a perda de peso

A água promove a perda de peso, porque muitas vezes o organismo pode confundir a sensação de sede com fome. Por isso, beber água, especialmente antes das refeições, ajuda a ocupar um volume no estômago e diminui a ingestão de alimentos ao longo do dia.

9. Fortalece o sistema imunológico

A água ajuda no transporte dos glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pela defesa do organismo, ajudando, assim, a fortalecer o sistema imunológico evitando infecções, doenças, alergias e resfriados.

10. Previne o cansaço mental

A água evita a desidratação, ajudando a manter a função cognitiva, prevenindo sintomas, como cansaço, baixa capacidade de concentração, atenção e memória.

Quantidade de água recomendada por dia

A quantidade recomendada de água por dia varia de acordo com diversos fatores, como idade, peso corporal, estação do ano, estado de saúde da pessoa e prática de exercícios físicos. No entanto, de um modo geral, é recomendado beber em torno de 2 litros de água por dia. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.

Como aumentar a ingestão de água

Algumas dicas para aumentar a ingestão de água ao longo do dia e evitar a desidratação, são:

  • Andar com uma garrafa de água, enchendo-a ao longo do dia e definindo uma meta para beber por dia, de acordo com o volume da garrafa;
  • Beber um copo de água antes de cada refeição, intervalo ou ida ao banheiro no trabalho, ou escola;
  • Optar por beber água durante as refeições e ao comer fora;
  • Usar aplicativos de smartphone, que emitem lembretes para beber água.

No entanto, algumas pessoas têm dificuldades para beber a água pura e, nesses casos, opções, como águas aromatizadas, sopas e chás podem ajudar a completar a ingestão diária de água recomendada.

Além disso, uma boa estratégia pode ser consumir alimentos ricos em água, como melancia, rabanete, abacaxi e couve-flor, por exemplo.

Confira no vídeo a seguir outras dicas para aumentar a ingestão de água:

Receitas saborosas com água

Algumas receitas de águas aromatizadas de limão, hibisco e laranja, são algumas opções saudáveis e saborosas que ajudam a aumentar a ingestão de água.

1. Água aromatizada com laranja, hortelã e canela

Ingredientes:

  • 1 laranja;
  • 1 rama de canela em pau;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1 litro de água gelada, fervida ou filtrada;
  • Cubos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem a laranja e as folhas de hortelã. Cortar a laranja em rodelas finas e colocar em uma jarra, com tampa, juntamente com a água gelada, a canela em pau, os cubos de gelo e as folhas de hortelã.  Misturar bem e servir.

2. Água aromatizada com limão e pepino

Ingredientes:

  • 1 limão;
  • 3 rodelas de pepino;
  • 1 litro de água filtrada ou fervida.

Modo de preparo:

Lavar bem o limão e o pepino. Cortar o limão e o pepino em rodelas e colocar em uma jarra, com tampa, junto com a água. Deixar na geladeira e ir bebendo ao longo do dia.

3. Água aromatizada de hibisco

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de flores de hibisco secas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Em uma panela ou chaleira, ferver a água. Apagar o fogo, adicionar as flores de hibisco, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar a bebida, transferir para uma jarra com tampa e beber ao longo do dia. em dias mais quentes, pode-se deixar a bebida na geladeira.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *