Água boricada: o que é, para que serve e riscos


A água boricada é uma solução de uso tópico composta por ácido bórico e água, que possui propriedades antissépticas e antimicrobianas e, por isso, é normalmente utilizada no tratamento de furúnculos, conjuntivite ou outras alterações oculares.

No entanto, devido ao fato de ser constituída por um ácido e por não ser uma solução estéril, o ácido bórico não costuma ser recomendado pelos médicos devido ao fato de poder agravar a situação e ao fato de poder desencadear reação alérgica grave.

Apesar disso, caso seja recomendada pelo médico, é importante que o seu uso seja feito conforme as orientações para diminuir o risco de complicações.

Para que serve a água boricada:

A água boricada pode servir para:

  • Conjuntivite;
  • Infecções no ouvido externo;
  • Irritação dos olhos, devido à alergia, por exemplo;
  • Terçol;
  • Queimaduras leves;
  • Furúnculos;
  • Irritação na pele.

Apesar de ter indicação para essas situações, o seu uso deve ser sempre orientado por um médico, pois uso da água boricada com alta concentração de ácido bórico ou sua ingestão pode ter prejuízos para a saúde.

De forma geral, quando indicada, a água boricada deve ser usada 2 a 3 vezes por dia, devendo ser aplicada com auxílio de uma gaze ou algodão no local a ser tratado.

Possíveis riscos para a saúde

A água boricada pode trazer riscos para a saúde quando é utilizado sem indicação médica, quando a concentração de ácido bórico é muito elevada na solução ou quando essa água é ingerida, já que é considerada tóxica e pode desencadear reações alérgicas graves e problemas respiratórios, além de também poder haver alterações gástricas, neurológicas e insuficiência renal, por exemplo.

Além disso, como se trata de uma solução não estéril, é possível também que haja desenvolvimento de microrganismos, podendo piorar o quadro a ser tratado. Algumas pessoas relataram que após utilizarem a água boricada foram diagnosticadas com piora no quadro clínico devido a infecção por Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa, Streptococcus viridans, Morganella morganii e Escherichia coli.

Além de haver o risco de infecção, quando a água boricada é utilizada nos olhos sem indicação médica, pode piorar a irritação e causar ressecamento.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *