Remédios para calos: pomadas, géis e soluções tópicas


Os remédios para calos são principalmente pomadas, géis ou soluções líquidas, para serem aplicados diretamente na pele com o calo, pois ajudam a promover uma hidratação profunda pele, a amolecer e a promover a descamação da pele, facilitando a remoção do calo.

Os calos são uma região dura que se forma na camada superior da pele, que se torna grossa, rígida e espessa, surgindo como resposta ao atrito constante a que essa região é submetida. Apesar dos calos serem mais comuns nos pés, eles também podem surgir em outras regiões do corpo como mãos ou cotovelos, ou em outras regiões expostas ao atrito repetido. 

Os remédios para calos podem ser comprados em farmácias ou drogarias, e devem ser usados com orientação do dermatologista ou podologista, pois podem causar efeitos colaterais como irritação da pele, formação de úlceras ou feridas na região tratada. 

As pomadas para calos ajudam a hidratar a pele ou a facilitar a descamação da pele e a remoção dos calos, sendo as principais:

1. Ureadin UltraK

O Ureadin UltraK creme antirugosidade é uma pomada que promove uma hidratação intensa da pele, sendo indicado para calos ou ressecamento intenso nos pés, mãos, cotovelos ou joelhos, por exemplo.

Essa pomada possui ácido salicílico e pro-vitamina B5 na sua composição, que ajuda a reter água na pele, reduz a espessura do calo, e promove uma esfoliação das regiões ásperas e rugosas da pele.

Como usar: aplicar o Ureadin UltraK creme antirugosidade sobre o calo e toda região em volta, após lavar e secar a pele, de 2 a 3 vezes por dia.

2. Ureadin 20%

O Ureadin 20% é um creme indicado para amolecer a pele grossa, rígida e espessa do calo, promover uma hidratação mais profunda e prolongada da pele seca e áspera, e facilitar a remoção de calosidades, devido a uma concentração maior de uréia na sua composição. 

Como usar: aplicar o creme uniformemente sobre a região a tratar, 2 a 3 vezes por dia. O tratamento deve ser repetido diariamente, até o calo começar a desprender. 

3. Calotrat Plantar

O Calotrat Plantar é uma pomada que contém ácido salicílico 200 mg/g na sua composição, indicada para aliviar a dor e remover calos ou calosidades dos pés, pois tem ação queratolítica, que facilita a descamação da pele e a remoção do calo.

Essa pomada não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com diabetes, problemas circulatórios ou alergia aos componentes da fórmula.

Como usar: lavar e secar bem os pés, aplicando em seguida a pomada sobre o calo, 1 vez ao dia, de preferência à noite ao deitar, e cobrir com esparadrapo, removendo na manhã seguinte. 

4. A Curitybina

A Curitybina é uma pomada que contém 280 mg/d de ácido salicílico na sua composição, que facilita a descamação da pele, o que ajuda na remoção de calos e verrugas.

Como usar: lavar e secar a região a tratar, aplicando a pomada em seguida. O tratamento deve ser repetido 1 a 2 vezes por dia, durante 14 dias de tratamento. 

Os geis para calos ajudam a hidratar e reduzir o aspecto de pele áspera, sendo os principais:

1. Ureadin Podos Gel 

O Ureadin Podos Gel Oil Hidratante possui alantoína, pantenol e manteiga de Karité, que ajudam a promover uma hidratação intensa da pele dos pés, além de ácido lático e Bacillus ferment, que ajudam a reduzir a espessura da pele com calo, rugosidades ou asperezas dos pés.

Como usar: aplicar o Ureadin Podos Gel nos pés limpos e secos, especialmente nas áreas com calo ou asperezas, de 1 a 2 vezes por dia.

2. Gel Protetor de Calos Granado

O Gel protetor de calos Granado ajuda a proteger a pele com calo, como mãos, pés, cotovelos ou joelhos, por exemplo, promovendo uma hidratação e lubrificação da pele, além de evitar o atrito do calo com o sapato ou roupas, por exemplo.

Como usar: aplicar o gel sobre a pele com calo, sempre que for necessário, antes de ocorrer o atrito, como antes de calçar os sapatos, roupas ou fazer exercícios na academia, por exemplo.

As soluções tópicas para calos, como o Kalonat, Kalostop, Kalloplast, Duofilm ou Verrux, são líquidos de uso externo para aplicar diretamente sobre o calo, que contém ácido salicílico e ácido láctico na sua composição, que ajuda a aliviar a dor e remover calos, calosidades e verrugas.

Essas soluções tópicas podem ser usadas por adultos, de acordo com a orientação médica, e é contra-indicado para mulheres grávidas ou em amamentação e para pessoas com diabetes, problemas circulatórios, ou alergia aos componentes da fórmula. 

As soluções tópicas para calos não devem ser ingeridas por via oral e não devem ser aplicadas próximo aos olhos ou em mucosas e pele sadia.

Como usar: lavar e secar a região a tratar. Em seguida, deve-se passar vaselina sólida na pele em volta do calo, para protegê-la, ou colocar um esparadrapo ou band-aid em volta do calo, com um orifício central do tamanho do calo.

Aplicar uma camada do Calotrat sobre o calo e esperar secar. Reaplicar mais 3 vezes, sempre deixando secar antes da nova reaplicação. Esse procedimento deve ser feito apenas 1 vez por dia. Deve-se manter o tratamento até o calo começar a desprender.

O banho com água morna é uma técnica muito usada para amolecer a pele grossa e rígida das calosidades, o que facilita a sua remoção. Para isso, é preciso colocar a região com o calo dentro de água morna durante 10 a 20 minutos, para que a pele amoleça e fique mais macia. Passado esse tempo, deve secar a região com uma toalha e passar pedra pomes na região para remover a pele morta. Veja outras formas de eliminar os calos.

Apesar do hábito de cortar o calo com objetos cortantes como lâmina ou tesoura, isto é desaconselhado devido ao risco serem provocados cortes ou feridas. Nestes casos, quando a remoção com pedra pomes não é suficiente, é recomendado consultar o dermatologista ou o podologista, que irá avaliar a situação e proceder à extração do calo.  

Além disso, o ideal é prevenir o surgimento de calosidades, e para isso deve garantir que as regiões mais problemáticas se mantêm bem hidratadas, devendo ser evitado o calçado apertado, desconfortável e duro, por exemplo.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *